Equinácea

A defensora.

A Equinácea (Echinacea purpurea), também chamada de purpúrea ou flor-de-cone, é um género de plantas herbáceas perenes pertencente à família Asteraceae.

Onde surgiu?

• Na América do Norte, tendo sido (e continua a ser) amplamente utilizada na medicina tradicional, para tratar mordeduras de cobras, irritações da pele, febres, dores de garganta, de cabeça e até de dentes.

Quais as propriedades da Equinácea?

• Rica em alcamidas, flavonoides e polissacarídeos, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater a inflamação e o inchaço. Graças às suas propriedades antibacterianas, pode ainda ser utilizada para acelerar a cicatrização de feridas superficiais ou ajudar a combater infeções da pele, eczemas ou queimaduras.
Considerada um forte imune estimulante, ativa o sistema imunológico celular não específico, impedindo as infeções e contribuindo para aumentar os mecanismos de defesa, proporcionando uma maior produção de anticorpos e de glóbulos brancos no sangue.

Fontes:
Wikipédia, Echinacea, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Echinacea, acesso em: 2022
Tuasaúde, equinacea, disponível em: https://www.tuasaude.com/equinacea/ , acesso em 2022
PROENÇA DA CUNHA, A., PEREIRA DA SILVA, Alda, RODRIGUES ROQUE, Odete, Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia, 3.ª Edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009, p. 290-291