Calêndula

A atenciosa.

Também conhecida como maravilhas, boas-noites ou belas-noites, a Calêndula pertence à família Asteraceae e é um potente anti-inflamatório, cicatrizante e calmante da pele queimada e irritada.

Onde surgiu?

• Esta planta originária dos países do Mediterrâneo, era utilizada pelos antigos gregos devido às suas propriedades terapêuticas, e durante a Guerra Civil Americana, as suas folhas e flores foram utilizadas para tratar os feridos.

Quais as propriedades da Calêndula?

• A capacidade para estimular a cicatrização é o principal benefício pelo qual a Calêndula é conhecida, existindo vários estudos que comprovam um efeito positivo na cicatrização de vários tipos de feridas, desde cortes a queimaduras.

• Tem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antimicrobianas, que além de diminuírem a dor e o inchaço no local, evitam também o desenvolvimento de microrganismos. A Calêndula aumenta ainda a circulação de sangue no local da ferida e estimula a formação de colagénio – dois fatores essenciais para uma boa cicatrização.

• Esta substância pode ainda ser utilizada para complementar o tratamento de feridas infetadas, dada a forte ação antimicrobiana, capaz de eliminar fungos, bactérias e parasitas.

Fontes:
Amu, calêndula, disponível em: https://www.amu.bio/_calêndula, acesso em: 2022
Jardim Botânico UTAD, Calendula officinalis, disponível em: https://jb.utad.pt/especie/Calendula_officinalis , acesso em: 2022
Tuasaúde, calendula, disponível em: https://www.tuasaude.com/calendula/ , acesso em 2022