Harpagófito

O zelador.

Conhecido muitas vezes como garra-do-diabo ou unha-do-diabo, o Harpagófito (Harpagophytum) é um género botânico pertencente à família Pedaliaceae, uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor) pertencente à ordem Lamiales.

Onde surgiu?

• Esta planta rastejante é originária das savanas do Kalahari, Namíbia, Botswana e África do Sul, preferindo solos argilosos ou arenosos. A sua estrutura está dividida numa raiz primária, tuberosa e ampliada, e em raízes secundárias, com especto de tubos, que se ramificam a partir da raiz primária e que têm o efeito medicinal de tratamento desta planta, com um sabor intensamente amargo.

Quais as propriedades do Harpagófito?

• O Harpagófito é utilizado como um remédio natural anti-inflamatório, redutor de dor sobre o sistema locomotor com diversas propriedades terapêuticas e benéficas para a saúde.

• A Real Farmacopeia Espanhola define a raiz do Harpagófito como o conjunto das raízes secundarias tuberosas, uma vez cortadas e secas, da espécie Harpagophytum procumbens, especificando que o conteúdo mínimo harpagósido deve alcançar no mínimo 1,2%, calculado com base no peso da planta seca.

• Também a Agência Alemã da Saúde se pronunciou a favor do uso da raiz do Harpagófito devido aos seus benefícios analgésicos e anti-inflamatórios em desportistas, frequentemente afetados por dores articulares que afetam maioritariamente os joelhos, tornozelos  E ombros, assim como nos processos mais ligados ao trauma muscular (tendões e ligamentos).

Fontes:
Wikipédia, Harpagophytum, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Harpagophytum, acesso em 2022
Hsnstore, unha-do-diabo, disponível em: https://www.hsnstore.pt/blog/nutricao/plantas/unha-do-diabo/ ,acesso em: 2022
PROENÇA DA CUNHA, A., PEREIRA DA SILVA, Alda, RODRIGUES ROQUE, Odete, Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia, 3.ª Edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009, p. 370-371