Aloé

A empática.

A Aloé Vera, conhecida popularmente por babosa, aloés-de-curaçau, erva-babosa, cato-dos-aflitos, planta-dos-milagres, planta-mistério, planta-que-cura ou uva-que-arde, é uma espécie de planta suculenta do gênero Aloé, que cresce selvagem em qualquer tipo de solo, mas que se adapta melhor aos leves e arenosos, em climas tropicais.

Onde surgiu?

• Originária da África Oriental e do Sul, e da Ásia, é hoje cultivada em quase todos os climas quentes e húmidos, inclusive em Portugal. Tem um caule curto ou longo, e cresce até 2 metros de altura, multiplicando-se por brotamento. As suas folhas são grossas e carnosas, de cor verde a cinza-esverdeado, e com algumas variações de manchas brancas nas superfícies superior e inferior. A borda da folha é serrilhada e tem pequenos dentes ou espinhos e as suas flores são produzidas no verão, em forma de espiga de até 1 metro de altura, com cor amarela.

Quais as propriedades da Alóe?

• Com ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, favorece o processo de cicatrização das feridas. Além disso é um excelente remédio para tratar hematomas e inflamações, acelerar a cura de queimaduras físicas e, ainda, hidratar a pele, limpando e acelerando a sua regeneração em caso de cortes ou feridas de qualquer tipo.

• A Organização Mundial de Saúde indica o gel da Aloé Vera para tratamento de feriadas pequenas, queimaduras de 1.º e 2.º grau, queimaduras por radiação, calor e exposição solar, e irritações de pele.

Fontes:
Wikipédia, Aloe Vera, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aloe_vera , acesso em 2022
Blissnatura, aloe vera benefícios desta planta para a saúde, disponível em: https://www.blissnatura.pt/aloe-vera-beneficios-desta-planta-para-a-saúde , acesso em 2022
PROENÇA DA CUNHA, A., PEREIRA DA SILVA, Alda, RODRIGUES ROQUE, Odete, Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia, 3.ª Edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009, p. 102-103