Arnica montana

A bondosa.

A Arnica Montana é uma planta herbácea perene, pertencente à família das Asteráceas, à qual tradicionalmente lhe são atribuídas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e reparadoras de irritações na pele que resultam de agressões externas como o frio, vento, secura ou fricções.

Onde surgiu?

• De forma espontânea, na Europa, em prados e pastagens de solos ácidos de montanha.

• Em Portugal, cresce nas areias, prados, pastagens e pauis, adotando muitas vezes o nome de quina-dos-pobres, Cravo-dos alpes, betónia-dos-saboianos, dórico-da-Alemanha, panaceia-das quedas, tabaco-dos-vosgos ou tanchagem-dos-alpes. É uma espécie protegida e produz flores amarelo-ouro ou alaranjado, cujas pétalas são ovaladas e exalam um suave perfume.

Quais as propriedades de Arnica Montana?

• As suas propriedades são conhecidas desde a Idade Média, uma vez que era utilizada na cicatrização de ferimentos graças à sua ação regeneradora de tecidos.

• É também utilizada pós-trauma, evitando o aparecimento ou promovendo a diminuição da extensão das lesões superficiais, e como anti-inflamatório e vulnerária em contusões, luxações, artrites, equimoses, flebites superficiais, insuficiências venosas crónicas, edemas, irritações cutâneas como acne, furunculose, picadas de insetos, urticária e inflamações orofaríngeas.

• Entre os seus constituintes principais podemos encontrar lactonas sesquiterpénicas (0,2 a 1,5%); óleo essencial (0,2 a 3,5% de); ácidos fenólicos e seus derivados (ácidos cafeico e clorogénico); glicósidos flavónicos (0,4 a 0,6%); cumarinas e fitosteróis.

• Os efeitos fitoterapêuticos mais marcados advém das lactonas e incluem as ações antimicrobiana, anti-inflamatória, antirreumática e antiartrítica. A planta é ainda ativadora da circulação. Outros constituintes, como os flavonoides e o óleo essencial podem também contribuir para os efeitos referidos. Tem ainda uma ação ante equimótica, que auxilia a redução das contusões e melhora a microcirculação, minimizando a vermelhidão, e uma ação hiperemiante, que produz um ligeiro aumento da temperatura no local da aplicação e favorece a absorção dos ingredientes ativos.

Fontes:
Cnatural, Arnica, disponível em: https://www.cnatural.pt/product/2673/ , acesso em: 2022
PROENÇA DA CUNHA, A., PEREIRA DA SILVA, Alda, RODRIGUES ROQUE, Odete, Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia, 3.ª Edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009, p. 132-133